NOTÍCIAS

"CAFÉ EMPRESARIAL DA ACIA"



 

 

O MM. Juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Robson Luiz Rosa Lima, e o Promotor Dr. Glaucir Antunes Modesto, explicaram em detalhes aos diretores, conselheiros e associados da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, a importância da implantação em Poços de Caldas do projeto APAC-Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, e apresentaram índices animadores de recuperação dos presos nas cidades que foram pioneiras nesta ação. Trata-se de um sistema que tem como objetivo de reintegrar o detento na sociedade, oferecendo oportunidade de estudo, trabalho e assistência pessoal e aos familiares. Eles relacionaram diversos testemunhos de recuperandos que eram bandidos ameaçadores à sociedade, se colocaram na condição de voluntários na Apac depois de verem suas vidas transformadas pelo método que permite uma convivência pacífica e de alto estima com trabalhos feitos por eles e que ajudaram diversas pessoas carentes da comunidade.

Os lemas da Apac são: Promover a Justiça, Socorrer a Vítima e Proteger a Sociedade, e o processo de recuperação passa também pelos familiares dos presos, que são preparados para o retorno ao lar dos seus, de maneira que possam ajudá-lo e não discriminá-lo. Os que são dependentes de drogas recebem amplo atendimento médico e psicológico, e muitos aprendem profissões dentro da entidade, de maneira que quando são libertos já estão sendo esperados por diversos empresários que receberam seus currículus. " Existe ainda um trabalho espiritual muito forte, que aproxima o preso de Deus, e o faz sentir amado de tal maneira que ele próprio passa a querer ajudar na recuperação dos colegas presos", disse o Juiz, acrescentando que para a implantação do projeto será necessário um terreno para que possa ser construído o galpão para que os detentos possam trabalhar, mas que a Prefeitura já está procurando o melhor local para a doação.

A reação dos presentes, entusiasmados com o projeto, fez com que o Juiz e o Promotor se colocam à disposição para futuros contatos com demais empresários, que para eles serão fundamentais na recuperação dos presos oferecendo oportunidades de trabalho depois que passarem pela Apac e ganharem a liberdade através da Vara Criminal, e o que é mais importante: não serem mais discriminados pela sociedade.

O presidente da Acia, Carlos H. Cobra, foi um dos que se emocionaram com as explicações do Magistrado e do Promotor. " Fiquei admirado com a confiança dos doutores Robson e Glaucir, pois acreditam que encontraram neste projeto uma forma de reduzirem a criminalidade em Poços e região, seguindo os animadores resultados apresentados onde a Apac foi implantada. No que depender dos nossos diretores e conselheiros, faremos o que pudermos para ajudar na implantação do sistema, inclusive na conscientização do empresário em participar diretamente oferecendo empregos aos profissionais que deixarem o projeto. Para tanto, estaremos agendando novos encontros com o Juiz e o Promotor para que possamos levar esta mensagem aos nossos associados", finalizou Cobra.

Nas fotos, os doutores Robson e Glaucir explicam aos empresários a importância da implantação da APAC para melhorar a questão da Segurança no Município.