NOTÍCIAS

O EX-GOVERNADOR ANTONIO AUGUSTO ANASTÁSIA ESTEVE NA ACIA



O ex-governador Antônio Augusto Anastasia esteve na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária Poços de Caldas, e ouviu do presidente da entidade, Carlos Cobra, a preocupação de que várias empresas brasileiras estão se mudando para outros países, devido a crise econômica e a falta de incentivos aos novos empresários para que possam acreditar nos investimentos por aqui. O Senador admitiu que o Brasil vive momento dificil, mas que é forte e que pode tudo ser modificado a partir deste ano com as eleições de outubro. " O povo tem que saber que a força do voto é a alternativa para provocar as mudanças desejadas. Para isso, deve pesquisar seus candidatos com responsabilidade", disse ele, acrescentando que o Congresso Nacional está acompanhando de perto esta questão da crise nacional, e que para a recuperação da economia é preciso investir nas empresas de todos os segmentos.

O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas, e diretor regional do Cons. Reg. de Contabilidade, Otorino Neri, questionou o senador sobre o diferencial de alíquota do ICMS que os contribuintes mineiros são obrigados a recolher para o Estado, quando da aquisição de mercadorias e bens para as Micro e Pequenas Empresas. Anastasia respondeu que que este é  um caso polêmico do ICMS, que no entender dele deveria ser recolhido diretamente para o Governo Federal com uma unica aliquota e repassados aos estados. Mas ha ai o interesse de cada estado legislar e administrar este tributo o que nao concordam os governadores. Ele se posicionou contra o diferencial de aliquota.

Falando em nome dos agricultores, o vice-presidente da Acia, Marco Lobo Sanches, disse ao senador que o município de Poços é pequeno, porém o café da montanha aqui produzido é reconhecido como um dos melhores do mundo, mas que os proprietários das fazendas precisam de incentivos, e que em Minas Gerais tem metade da produção nacional do café, com quatro milhões de pessoas beneficiadas, e que uma das grandes dificuldades dos produtores é manter o trabalhar rural, que tem migrado em grande número para os centros urbanos. Antônio Anastasia reconheceu a importância do café para o Estado, e que os agricultores merecem sim um reconhecimento do governo. "É preciso olhar com carinho esta questão, incluindo o Senar com maior efetividade para atender o homem do campo, visando melhorar a produção e importação dos produtos, principalmente o café, buscando novas alternativas tecnológicas para o setor", disse ele.

O Fórum Poços de Caldas estará em breve formalizando novas propostas aos políticos mineiros, e o senador Anastasia se comprometeu a receber e analisar cada uma delas em uma futura reunião com os representantes das entidades, mas a Acia já adiantou que algumas prioridades como: melhorias na rodovia do contorno, ampliação do aeroporto, construção de um Centro de Convenções, reforma tributária com redução de impostos aos empresários, incentivo às micro e pequenas empresas, além de temas essenciais, como saúde, educação e turismo, estarão entre as reivindicações.

    

Nas fotos, o momento da visita do Senador Antônio Anastasia.