NOTÍCIAS

REUNIÃO NA ACIA DISCUTIU SEGURANÇA, AMBULANTES E PEDINTES



REUNIÃO NA ACIA DISCUTIU SEGURANÇA, AMBULANTES E PEDINTES

O Café Empresarial de fevereiro reuniu na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, o Coronel Nelson Alexandre da Rocha, Comandante da 18ª Região Militar, o Tenente Coronel Jardel Trajano Gomes, Comandante do 29° Batalhão PM, o Dr. Edson Rogério de Morais, Chefe do 18° Departamento de Polícia Civil, o Prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de Serviços Públicos, Tiago Biagioni, fiscais da SSP, e empresários da Acia, Sindicato do Comércio, Sindicato dos Hotéis, e Associação de Bares e Restaurantes, e três importantes temas foram abordados: Ambulantes, Pedintes e Segurança Pública.

Após amplo debate, ficou definido que a Polícia Militar e a Guarda Municipal darão apoio nas operações da Secretaria de Serviços Públicos contra o comércio ambulante, com objetivo de não permitir o crescimento desta prática ilegal, pois pessoas de outras localidades aqui vêm para venderem produtos sem procedência, fiscalização sanitária, e o que é pior: sem emissão de Notas Fiscais. Houve um consenso geral que Poços de Caldas não pode se tornar um polo de vendas de produtos nas ruas, bairros e entradas da cidade. “Precisamos orientar a população sobre não comprar de ambulantes, exatamente por questão de saúde, no caso de produtos alimentícios, e dos próprios óculos, e os demais que não pagam impostos e não se sabe a procedência”, disse o prefeito Sérgio Azevedo, o que agradou os comerciantes quer são prejudicados diretamente com a presença dos ambulantes.

Sobre a questão dos pedintes, o prefeito Sérgio Azevedo se comprometeu a solicitar uma ampla reunião dos poderes Executivo, Legislativo e entidades de classe, com o Poder Judiciário. Segundo ele, a Secretaria de Promoção Social tem diversos projetos de acolhimento das pessoas que ficam nas ruas pedindo esmolas, “mas eles não querem, porque a população doa com as melhores intenções, e ai eles não querem atendimento e nem sair das ruas. Quando a pessoa dá um dinheiro ela está incentivando o pedinte a continuar nas ruas, sem procurar ajuda e trabalho”, concluiu o prefeito.

Diversos empresários reclamaram da falta de policiamento nas ruas, principalmente no período noturno, e os novos comandantes da Polícia Militar asseguraram que irão determinar o maior empenho possível para a melhoria nas rondas, mas alertaram para o pouco efetivo não só em Poços, mas em toda a região. No entanto, o Coronel Queiroz e o Ten. Cel. Trajano apresentaram dados que apresentam Poços com os menores índices de criminalidade, e asseguraram que irão tentar ao máximo melhorar ainda mais estes dados. Ainda sobre esta questão, o novo Chefe da Polícia Civil explicou sobre a queixa da população de que a Polícia Militar prende o bandido e a Civil solta. Segundo ele, “o delegado de plantão tem que agir dentro da Lei, porque senão ele é quem acaba preso por abuso de autoridade. Mas de nossa parte, assim como da PM, nosso principal objetivo é o de ver o bandido na cadeia. O que precisa é os empresários fazerem o boletim de ocorrência e monitorarem as policias Militar e Civil com todos os dados possíveis”, disse o Dr. Edson Morais.

Na avaliação dos participantes, foi uma excelente reunião, principalmente porque nos três fatos apresentados foram definidos os rumos a serem tomados. Para o presidente da Acia, Carlos Cobra, esta iniciativa da entidade foi de muita valia porque os assuntos são preocupantes, “mas saímos com definições do que deve ser feito daqui por diante. No caso de ambulantes e pedintes, solicitamos a colaboração da população de não compre produtos nas ruas, por questão de saúde e não se apoiar uma prática ilegal, e no caso dos pedintes que não se dê esmolas para que eles aceitem os atendimentos oferecidos pelo Município e que sejam reintegrados à sociedade”, concluiu Cobra.

Nas fotos, as autoridades discutindo propostas para os temas apresentados pelos empresários.